STU investe em ciclofaixas nas avenidas de Catanduva
quarta-feira, 6 de junho de 2012Após iniciação do projeto de criação de ciclofaixas na Avenida Daniel Soubhia, a Secretaria de Trânsito Urbano (STU) começou ontem pela manhã a implantar as faixas na avenida José Nelson Machado.
Assim como a Avenida Daniel, a José Nelson Machado terá sinalização de ciclofaixa nos dois lados, especificando local diretamente para os ciclistas.
O secretário José Garcia esteve presente durante todo procedimento da obra e informou que o projeto tende a ser feito em todas as outras avenidas da cidade que interligam os bairros. Com a chegada da ciclofaixa o setor espera criar uma opção de mais segurança para o cidadão ciclista. A faixa foi pintada com cor vermelha e personalizada com o desenho de um ciclista; o setor também implantou “taxinhas” de sinalização noturna.
José Garcia destacou que as obras na vias serão realizadas aos poucos e que não há um cronograma de qual avenida será a próxima a receber a ciclofaixa.
Na região, Catanduva é a primeira a ter a implantação da ciclofaixa, iniciativa que a secretaria espera servir de modelo para outros municípios.
Ciclofaixa é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si. Já a ciclovia, é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidirecionais (um só sentido) ou bidirecionais (dois sentidos) e é regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.
Fonte: O Regional