Relatório aponta caso de emergencia química em Catanduva
terça-feira, 22 de novembro de 2011Relatório divulgado ontem pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), apontou a ocorrência de um acidente envolvendo emergência química na cidade Catanduva em 2010. O problema foi registrado com vinhaça, no dia 13 de dezembro, com grave contaminação de solo. A Cetesb não informou o local exato do acidente.
O produto é utilizado como resíduo de cana-de-açúcar. O documento apontou ainda que não houve vítimas após o incidente. O relatório identificou em outras três cidades da região acidentes com emergência química.
Dois registros ocorrem em Santa Adélia, sendo um com óleo vegetal e outro com vinhaça. Ambos ocorreram na Rodovia Washington Luís. Em Catiguá, foi identificado vazamento de gasolina e óleo diesel e em Palmares Paulista, houve acidente com leite que gerou contaminação.
“Essas emergências podem ocorrer em qualquer etapa dos processos de produção, armazenamento e transporte de produtos químicos. É imperativo que seja dada continuidade aos trabalhos desenvolvidos por todos os segmentos e principalmente pelo poder público, o qual possui o dever irrenunciável de zelar pelo meio ambiente, saúde e qualidade de vida da população”, salientou a entidade, através de assessoria de imprensa. O estudo com os acidentes de 2011 deve ser divulgado até fevereiro do próximo ano.
Fonte: O Regional