Queimadas aumentam em mais de cem por cento em Catanduva
sexta-feira, 7 de setembro de 2012O número de queimadas em terrenos baldios, margem de ferrovia e rodovia e lavoura sofreram aumento de 192%, comparando o mesmo período (agosto) de 2011 e 2012.
De acordo com o sargento João Batista Otsuka, da Base do Corpo de Bombeiros de Catanduva, mesmo com o trabalho de orientação e prevenção foi registrado aumento nos números de queimadas.
Ao todo, em 2011 foram contabilizadas 48 queimadas, neste ano foram 123 incêndios em terrenos baldios, sete na margem de ferrovias, nove na margem de rodovias e um em lavoura, totalizando 140 ocorrências.
Um dos maiores problemas, segundo o sargento, é a falta de conscientização da população em jogar bitucas de cigarros acessas ou atear fogo em terrenos.
“Infelizmente, muita gente limpa os terrenos e ao invés de recolher o mato e as folhas secas, colocam fogo, em outros casos utilizam-se do mata mato e depois ateiam fogo”, explicou o policial.
Outro fator importante a ser lembrado é a questão da Lei Municipal, ou seja, se os suspeitos forem flagrados, poderão responder por crime ambiental e pagar multa.
“Estamos com baixa umidade do ar e sem dúvidas as queimadas aumentam consideravelmente o problema de doenças respiratórias. A população deve se hidratar bebendo muito líquido (água, sucos, etc.) e colocar toalha molhada ou bacia com água no quarto de dormir, se não possuir condições de adquirir um umidificador”, disse Otsuka.
Fonte: O Regional