Projeto Cidade Limpa arrecada 475 toneladas de resíduos em Catanduva
terça-feira, 11 de junho de 2013A primeira semana do Projeto Cidade Limpa, que teve início na segunda-feira (3), arrecadou 475 toneladas de resíduos em 52 bairros município. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Catanduva, foram 181 viagens, até o local de deposição (transbordo).
Na segunda-feira (3), primeiro dia de projeto, nos bairros Jardim das Oliveiras, Jd. da Torre, Morada dos Executivos, Morada dos Pássaros, Raul de Carvalho, Pedro Borgonovi, Colina do Sol e Júlia Caparroz, foram arrecadados 52 mil quilos de materiais.
Na terça-feira (4) foram recolhidos 78 mil quilos de resíduos nos bairros Tarraf, São Benedito, Vila Bela, Vila Jorge, Jd. Sales, Jd. Lunardelli, Jd. Caparroz e Jd. do Bosque. No terceiro dia de projeto, quarta-feira (5), o Cidade Limpa arrecadou 90 mil quilos, com 32 viagens.
Na quinta-feira (6), foram arrecadados 96 mil quilos de resíduos, nos bairros Juliatti de Carvalho (uma parte), Nosso Teto, Parque Glória I a VI, Sebastião Morais, Jardim Esperança, Jardim Vertoni, Jardim Moreschi e Vila Alexandria.
Na sexta-feira (7), o projeto esteve nos bairros: São Francisco, Jardim Santa Rosa, Nicolelte, Conjunto Euclides I e II, Jardim São Domingos, Solo Sagrado, Antônio Zaccaro e Bom Pastor e recolheu 91 mil quilos.
No sábado (8), mais oito bairros receberam o Cidade Limpa: Jardim Eldorado, Residencial Pachá, Giuseppe Spina, Jardim Irradiação, Jardim Oriental, Pedro Nechar, Vilarinho e Parque Iracema II e mais 68 mil quilos de resíduos foram recolhidos e encaminhados ao setor responsável.
Alteração na programação dos serviços na cidade Catanduva
A programação do projeto teve uma alteração no cronograma, devido o grande número de resíduos que deixaram de ser recolhidos nos bairros que já estavam programados e separados por área.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a programação que já foi definida e divulgada, deve ser iniciada na quinta-feira (13). Os bairros que seriam visitados pelos caminhões da limpeza hoje (11), receberão o Cidade Limpa na quinta-feira (20), e assim por diante. “A equipe do EMCA visita os imóveis por onde o programa irá passar um dia antes, e nesta visita de orientação, já avisará que o cronograma foi alterado”, explica.
O grande volume arrecadado, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, reflete a não realização do projeto no ano passado, que contribuiu para o acúmulo de resíduo e dificulta o recolhimento neste ano.
Atenção
Secretaria do Meio Ambiente pede que a população coloque somente os resíduos. “O Projeto Cidade Limpa não vai recolher lixo, mas sim móveis velhos e o que for considerado descarte. Materiais que podem servir como criadouro do mosquito da dengue. Pedimos a colaboração de todos”, esclarece o setor.
O projeto, intitulado esse ano como “Arrastão Contra a Dengue e a Febre Amarela”, terá pela 1ª vez o descarte de óleo de cozinha e lixo eletrônico. O mutirão pela limpeza é desenvolvido das 8 às 17 horas.
Fonte: Prefeitura Catanduva