Polícia ambiental de Catanduva apreende caminhão com carga irregular
quinta-feira, 25 de agosto de 2011A Polícia Ambiental de guia de Catanduva registrou, na última terça-feira, uma apreensão de um caminhão com madeira nativa, que estava sendo descarregado em uma propriedade rural na cidade de Itajobi.
De acordo com informações registradas no Boletim de Ocorrência, durante o patrulhamento ambiental comunitário e rural, os policiais receberam informação do descarregamento irregular.
Ao chegar ao local, foi constatado que a madeira possuía documentação necessária, mas havia um desacordo em relação à documentação, pois o destino final do produto seria a cidade de São Carlos, não podendo ser descarregado em Itajobi.
Além disso, o Documento de Origem Florestal também não apresentava a alteração necessária para o descarregamento na cidade vizinha.
A Polícia Ambiental elaborou duas autuações, uma ao dono da propriedade rural no valor de R$ 3.844,00 por guardar Madeira Serrada sem autorização do órgão competente e a segunda no valor de R$ 8.311,89, por autorização obtida.
Uma parte da madeira ficou apreendida na propriedade rural e o restante foi transportado para o Instituto Florestal de São José do Rio Preto.
De acordo com o responsável pela Polícia Ambiental de Catanduva, eenente Luiz Antônio Vaserino, o Estado de São Paulo tem um programa de combate ao desmatamento ilegal do norte do país, o “São Paulo cidade amiga da Amazônia”.
“Com este propósito as fiscalizações foram intensificadas e ratificam que nosso Estado é o maior recebedor de madeiras da região Norte do país”.
Fonte: O Regional