Peruzzo credita à conotação política proibição de uso de estádio em Catanduva
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012O presidente do Grêmio Catanduvense, Valmor Peruzzo, atribuiu ao fato de ser ligado politicamente ao deputado estadual Geraldo Vinholi (PSDB), a proibição que partiu da Prefeitura de Catanduva impedindo os jogadores de treinarem no gramado do Estádio Sílvio Salles. Após mais uma derrota do Grêmio na competição – 4 a 2 para o Bragantino, no último domingo – o mandatário gremista relacionou o fato de não utilizar o gramado durante a semana pelos maus resultados dentro de campo. Vinholi é adversário político do prefeito Afonso Macchione (PSDB).
“Tenho certeza que tem conotação política por trás dessa situação. O Grêmio não vai mais treinar no Estádio Sílvio Salles até o final do Paulistão. Vamos buscar alternativas. Apenas jogaremos e faremos aquecimento antes dos jogos. Isso é uma grande vergonha para Catanduva”, disse o cartola, em tom de desabafo. A restrição quanto à utilização do gramado vem desde 2007, quando a reforma no campo de jogo foi concluída.
Naquele ano, quando disputava a Copa Paulista, os jogadores do Grêmio insistiram em treinar no campo, mas foram impedidos pela Guarda Civil Municipal. Segundo o clube, o time pode utilizar apenas duas vezes por semana o gramado do Estádio.
Como alternativa, o Grêmio prometeu que fará seus treinamentos em Itajobi. “Conversei com a Cátia (Bórsio, prefeita) e ela nos prometeu que cederá um ônibus e campo para transporte. O ano que vem, o Grêmio não vai jogar mais em Catanduva. Podemos jogar em Presidente Prudente ou Rio Preto, mas aqui não mais”, prometeu.
O técnico Roberval Davino também reclamou da situação. “É impossível treinar em um campo e jogar em outro. É questão de adaptação dos jogadores. Mas isso não deve ser levado em consideração como fator para os maus resultados”, disse o técnico.
Vacas pastam no gramado
Enquanto os próprios jogadores da equipe não podem utilizar o gramado, três vacas foram flagradas na semana passada pastando no Sílvio Salles.
“Isso é uma vergonha para uma cidade do porte de Catanduva. Os times Sub-15 e Sub-17, nós vamos ter de fazer parceria com a Prefeitura de Pindorama. Não podemos admitir uma situação dessas”, continuou o cartola.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Catanduva, foi estabelecido um acordo com a direção do clube quanto à utilização do campo. “Desde os anos anteriores, foi estipulado e acordado entre Prefeitura de Catanduva e o Grêmio Catanduvense de Futebol a utilização do Estádio Municipal Silvio Salles duas vezes por semana pra treinos, além dos jogos oficiais. Esse agendamento é livre, seja pela manhã ou tarde, e feito pelos dirigentes do próprio clube diretamente com a administração do estádio. Além deste espaço, a Prefeitura disponibiliza ainda o campo de futebol do bairro Km 7, que é reservado ao clube de segunda a sexta-feira – ficando disponível para uso dos moradores do bairro apenas aos finais de semana. Como apoio à preparação do novo elenco, a Prefeitura de Catanduva autorizou, inclusive, o uso do Estádio Municipal para três treinos, nas duas semanas que antecederam o início da competição”, diz a Prefeitura, através de nota.
No último sábado, segundo a nota, não houve qualquer tipo de proibição por parte da Prefeitura. “No sábado, não houve qualquer proibição da Prefeitura, uma vez que tampouco houve agendamento prévio para uso do espaço público. Além disso, o time treinou no local duas vezes na mesma semana e um terceiro treino, como é sabido, descumpriria o acordo firmado anteriormente. Vale informar que a Prefeitura de Catanduva investiu, de 2005 até hoje, R$ 3,1 milhões no Catanduvense, sendo R$ 2 milhões somente no Estádio Municipal. Deste modo, preservar o gramado para os jogos oficiais – assim como fazem os administradores dos grandes estádios do país – é obrigação do Poder Público”, consta na nota.
Reforços
Último dia para inscrições de jogadores no Campeonato Paulista, a diretoria do Bruxo anunciou a chegada do lateral-direito Chiquinho, 26, ex-Guarani e do volante Moreilândia, 23 anos, ex-Mogi Mirim. Os jogadores realizaram ontem o primeiro treinamento com o time gremista.
São Paulo
A equipe ficará toda a semana em São Paulo para os dois compromissos com os clubes da Capital. O time viaja hoje à tarde para na quarta-feira enfrentar o Corinthians e no sábado, duelará contra a Portuguesa, no Canindé.
Fonte: O Regional