Ligas de Catanduva se unem para oferecer serviços
quinta-feira, 1 de novembro de 2012Os estudantes de Medicina da Fameca realizarão no dia 10 de novembro, no período da manhã, uma feira de saúde de atendimento gratuito, na Praça da República. O ELEC (Encontro de Ligas Estudantis de Catanduva) trabalha neste ano o tema de ressocialização do indivíduo, com base na reabilitação.
De acordo com a estudante Natália Saroba Vieira dos Santos, a ação é movida pelos acadêmicos de Medicina, do 1º ao 4º ano, com a participação de 200 alunos, aproximadamente.
O objetivo do projeto é auxiliar a população esclarecendo dúvidas. Além de disponibilizar atendimentos básicos com aferição de pressão, dosagem de glicemia e outros que podem diagnosticar disfunções e assim haver o direcionamento para um atendimento médico específico. “De modo que visamos uma prevenção à saúde, e também o contato do aluno de Medicina com a população”.
Os alunos declaram que estarão esperando a população para qualquer esclarecimento e para atendimentos básicos, durante todo sábado de manhã, na Praça da República. “Queremos, com o tema de reabilitação, instruir e fazer prevenção à saúde da população de Catanduva”.
As ligas da faculdade participante são: liga de Dor, Endócrino, Cirurgia Vascular e Angiologia, Cirurgia de Urgência e Trauma, Infectologia, Medicina de Família, Oncologia, Pediatria, Neuropsiquiatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Plastica, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e obstetrícia, Medicina Esportiva. Extensões da faculdade: GAC (grupo de ajuda comunitária). Cada qual desenvolverá o tema de reabilitação e ressocialização de acordo com sua área específica.
Todo material usado é fornecido pela Faculdade de Medicina (Faculdades Integradas Padre Albino); a expectativa é atender por volta de 1.000 pessoas no evento.
Fonte: O Regional