IMES Catanduva e SCPC realizam parceria
terça-feira, 12 de julho de 2011O Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES) da cidade Catanduva formalizou, no último mês, uma parceria com o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio), para incluir os nomes dos devedores no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Instituição, a inadimplência de alunos que não pagaram as mensalidades entre os meses de fevereiro e maio deste ano chega à dívida de R$ 437 mil. “910 boletos de mensalidades deixaram de serem pagos em apenas cinco meses de 2011”.
A diretoria do IMES Catanduva, profª Cibelle Rocha Abdo, afirma que tentou conscientizar os estudantes sobre o pagamento correto das mensalidades, mas uma parte deles não honra com os compromissos firmados durante a assinatura do contrato da matrícula.
“Já abordamos os alunos de várias formas, incluindo o reparcelamento, mas mesmo assim acabam não pagando”.
Ela também explica que muitos alunos que se formam, retiram o diploma e deixam para trás as dívidas pendentes, sem retornar à Instituição para pagar os atrasados.
“O IMES Catanduva tem, atualmente, mais de 1.500 ações ajuizadas em relação aos estudantes devedores e infelizmente o aumento da inadimplência exigiu a adoção ao SCPC”.
A diretora conta que a situação financeira do IMES Catanduva está sob controle, mas há uma preocupação em relação ao aumento da inadimplência, podendo gerar os mesmos problemas do ano passado.
“Há a possibilidade de alterar a periodicidade contratual para o próximo ano, os quais passariam a ser semestrais, pois hoje é realizado anualmente. Assim, os alunos que tivessem mensalidades em atraso não poderiam se matricular para o semestre seguinte”.
A medida, que pode ser implantada no próximo ano, não permitiria a renovação da matrícula até que os débitos sejam quitados.
“Muitas Instituições de ensino tomaram esse tipo de decisão. Não queremos ser taxados de severos, mas a situação exige uma postura rígida”.
Ela ressalta que se deve ter zelo e respeito pelos alunos que cumprem os compromissos financeiros com a Instituição. “Todas as salas de aula e corredores do IMES Catanduva contam com um comunicado oficial para tornar a decisão pública”.
Fonte: O Regional