Guarda Civil de Catanduva fiscaliza o uso de cerol
terça-feira, 10 de janeiro de 2012Durante todo o mês de janeiro, a Guarda Civil Municipal de guia Catanduva, no interior de São Paulo, vai intensificar a fiscalização para o combate ao uso de cerol em linhas de pipa.
Os guardas alertam que a mistura de vidro moído e cola pode causar ferimentos, principalmente em motociclistas. O uso desta mistura é proibido pela Lei Municipal 4.530/08 e pode resultar em multa de R$ 89,70. O valor dobra no caso de reincidência.
Cortes no pescoço
No último dia 3 de janeiro, uma motociclista foi vítima de cerol, no bairro Solo Sagrado II. A mulher sofreu cortes no pescoço, mãos e braço. O autor seria um menor de idade que soltava pipa com a mistura. A moça teve ferimentos superficiais e foi conduzida a Unidade Básica de Saúde da cidade.
Além da orientações sobre o cerol, a guarda recomenda que não se deve soltar pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos. Orienta que os menores e até mesmo adultos prefiram locais abertos como parques, praças ou campos de futebol, evitando lugares onde haja trânsito de veículos, antenas, postes, fios ou cabos elétricos.
Empinar pipas em cima de lajes e telhados também não é recomendado, pois pode ocasionar quedas por distração. Deve-se também soltar pipa sem rabiola porque maioria dos casos, ela se prende aos fios.
Fonte: G1