Forte calor registra temperatura de até 37ºC em Catanduva
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012A cidade de Catanduva vive hoje dias de calor insuportável. Durante o final de semana a temperatura ficou em torno de 34 a 35ºC, fazendo o catanduvense sentir na pele, principalmente pela baixa umidade relativa do ar. A semana começou com máxima de 36ºC e a umidade em índices preocupantes, chegando a 24% de umidade relativa do ar.
A meteorologista Olívia Nunes afirmou que a segunda-feira (6) registrou índice superior que o final de semana. “Estamos no verão e é isso mesmo, e a tendência é fazer mais calor ainda. Tivemos onda de frio no começo de janeiro e foi o que amenizou o clima”, explica Olívia.
FEVEREIRO
Em fevereiro, segundo Olívia, o tempo fica mais seco, mostrando a característica de bloqueio atmosférico que impede a chegada da frente fria.
“O calor irá perdurar e a tendência é que o termômetro registre temperaturas de até 37ºC”, diz.
O forte calor só será interrompido na sexta-feira (10), com o rompimento do bloqueio e a chegada de um leve frente fria que fará a temperatura cair.
“O calor está dentro da normalidade. O parâmetro para mínima é de 20,6ºC e máxima 31,1ºC. Até agora Catanduva registrou mínima de 19,2ºC e máxima de 32ºC, que está dentro da normalidade, dentro da margem de erro”, detalha Olívia Nunes.
AR
A umidade relativa do ar que está 24,6% – em estado de atenção – tal condição deve ser mantida até quinta-feira, quando poderá ocorrer pancadas de chuvas ao final da tarde.
“Uma leve e passageira frente fria ficará parada sob a região sudeste do país até terça-feira e depois voltará o tempo mais aberto, ou seja: calor”, finaliza.
UMIDADE
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.
Sábado São Paulo já havia registrado a tarde mais quente do ano, com 33,3ºC. O recorde anterior havia sido registrado na véspera, com 32,4ºC.
Ainda de acordo com o CGE, o tempo quente e ensolarado deve persistir em São Paulo nos próximos dias. Já na quarta-feira, a entrada de uma brisa marítima poderá provocar pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento à tarde. Mesmo assim, as temperaturas permanecerão elevadas.
Fonte: O Regional