Famílias invadem casas de Conjunto Habitacional em Catanduva
terça-feira, 3 de abril de 2012O sonho da casa própria é o motivo de um grande impasse na cidade Catanduva. Pelo menos 60 famílias invadiram um Conjunto Habitacional da CDHU. As moradias estão prontas desde a metade do ano passado, mas ainda não haviam sido ocupadas pelos proprietários. Agora os donos querem as casas de volta e a briga foi parar na Justiça.
Uma corrente é usada para fechar a porta na casa da Fabiane Estanini. Ela arrombou a fechadura e invadiu uma das casas do Conjunto Habitacional Pachá III. O imóvel tem proprietário, que foi sorteado. A doméstica Marcela Crepaldi fez a mesma coisa. Arrancou a fechadura e entrou no imóvel sem permissão da CDHU. Ela ficou numa lista de espera depois do sorteio, mas não esperou ser chamada. Assim como elas, cerca de 60 famílias se instalaram no local.
A CDHU já acionou a justiça pedindo a reintegração de posse das casas. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano foi informada da invasão de dez moradias, mas esse número passa de 60, segundo os próprios invasores. Por enquanto, eles não receberam nenhum comunicado para desocupar as residências.
A ajudante geral Beatriz Cristina Eduardo Alves faz parte do grupo. Esta há uma semana e uma das casas, o proprietário apareceu e pediu o imóvel de volta, mas ela não tem pra onde ir. O desempregado Benedito Soares mora com a esposa há um mês numa casa invadida. Ele é deficiente físico e também recebeu um prazo de 15 dias para sair.
Em nota, a assessoria da prefeitura informou que a responsabilidade é da companhia de desenvolvimento habitacional. A CDHU diz que recorreu à justiça para que os invasores desocupem as casas, e assim que isso ocorrer, elas serão entregues para quem tem direito.
Fonte: G1