Falta água em cemitérios públicos em Catanduva
quinta-feira, 1 de novembro de 2012Na semana destinada a reformas e limpeza nos túmulos dos cemitérios públicos da cidade, com vistas ao Dia de Finados, o mínimo que se esperava, era água nas torneiras para tal. Mas não foi o que aconteceu na quarta-feira, 30, quando várias famílias foram até os cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Fátima. Mais uma vez os catanduvenses ficaram de balde e vassoura na mão, esperando pela água.
Euclides Figueira destacou que a falta de água no período que antecede o Dia de Finados se repete, assim como ocorreu em 2011. ”É muita coincidência, no ano passado tivemos que usar o caminhão-pipa e este ano novamente a ameaça de falta de água. É estranho isso acontecer no mesmo período. Dá impressão de que é coisa encomendada”, disse. Sua esposa esteve ontem de manhã no Cemitério Nossa Senhora de Fátima.
Luiza de Paula Francisco e a sua funcionária Valéria Scardavelli, saíram de Elisiário para fazer a limpeza em túmulos de parentes, no Nossa Senhora de Fátima. “Estamos usando a água do caminhão-pipa, até que consegui limpar, não sei as outras pessoas”, disse. O casal Eliezer De Rolvari e Neusa Sanches explicou que faltou água desde cedo, mas que após as 10 horas algumas torneiras registravam água.
Eva e Ademir de Paula, assim como a funcionária Andressa Lanfrendi Ruiz, que limpam os túmulos mensalmente, confirmaram que falta água todos os anos neste período, tendo com única alternativa usar o caminhão-pipa.
“Desde ontem (segunda) ele está aqui, mas hoje cedo nenhuma torneira tinha água”, disse Andressa.
Questionada, a empresa Funerária do Município de Catanduva informou que realmente nesta época ocorre falta de água nos cemitérios, uma vez que o consumo é muito grande, devido à demanda de pessoas que vão lavar os túmulos.
“Para minimizar o problema, dois caminhões-pipa, um em cada cemitério, auxiliam a população. Eles estão disponíveis desde ontem, 29 de outubro, e ficarão até o dia 1º de novembro”.
O setor disse que os veículos ainda percorrem as ruas dos cemitérios, evitando que as pessoas precisem caminhar longos trechos carregando baldes e destacou que funcionários também auxiliam na retirada da água e, quando estão próximos, utilizam, inclusive, as mangueiras do caminhão.
Via em obras
Há alguns dias o trecho da rua 24 de Fevereiro, entre as ruas Cuiabá e Aracaju, está interditado para reformas. Acionada ontem, a Secretaria de Obras e Serviços confirmou que a rua 24 de Fevereiro estará liberada para o fluxo normal de veículos até o Dia de Finados e os motoristas não terão de cortar longas voltas, como acontece atualmente, já que a Secretaria de Trânsito Urbano mudou várias mãos de ruas nas proximidades.
Fonte: O Regional