Estudantes leram 50 mil livros neste ano em Catanduva
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011Um projeto de incentivo à leitura está fazendo o maior sucesso em guia de Catanduva, no interior de São Paulo. Em um ano, estudantes leram mais de 50 mil livros. A leitura deixou de ser um drama e se tornou uma gostosa aventura.
O estudante João Vitor não esperava, mas despertou nele o hábito da leitura. Parece inacreditável, mas em menos de sete meses ele leu 162 livros. A proposta do projeto “Centopéia” nas escolas estaduais é fazer com que cada aluno leia ao menos 10 livros por ano.
Bianca não está muito atrás. Ela já leu 158 livros no ano e aprendeu que a biblioteca é um espaço de cheio de descobertas. A cada leitura, aumenta a vontade de conhecer novas histórias. Um comportamento exemplar para uma menina de 9 anos.
Na região de Catanduva, mais de 6 mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto. O controle é feito em um caderno de anotações. Outro recordista é Sebastião, que leu 174 obras.
Em outra Biblioteca, concentração e silêncio total. Alunos que têm entre 5 e 6 anos ainda estão aprendendo a reconhecer as palavras. Todas as obras dos principais autores infantis estão no local.
Um ônibus também leva conhecimento até escolas municipais e bairros de Catanduva. A reação das crianças é de encanto no meio da praça. A experiência diferente também incentiva a criatividade. As histórias se multiplicam com a imaginação dos pequenos.
A contadora de histórias sabe que tem uma missão importante. Não basta só prender a atenção dos estudantes, é preciso fazer com que eles despertem o gosto pela leitura.
Fonte: G1