Em Catanduva, estimativa é de que cemitérios recebam mais de 60 mil pessoas no feriado
terça-feira, 30 de outubro de 2012Os cemitérios públicos de Catanduva, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, devem receber cerca de 60 mil pessoas no Dia de Finados. A estimativa é com base no movimento dos anos anteriores. Por ser o maior, o Nossa Senhora de Fátima, na Vila Celso, deverá receber 35 mil visitantes.
Para atender toda essa quantidade de pessoas que irão homenagear familiares e amigos, os dois cemitérios públicos de Catanduva terão horários especiais e abrirão das 6 horas até as 18 horas, na véspera e também no feriado.
Como já foi informado pelo O Regional, o prazo para reforma dos jazigos é até o dia 31 de outubro, após a data, apenas as equipes do setor trabalharão no local. Já a limpeza dos túmulos e lápides pode ser realizada até o dia 1º de novembro.
A Prefeitura Municipal de Catanduva destaca que no Dia de Finados, a Guarda Civil Municipal (CGM) intensificará patrulhamentos nas proximidades dos cemitérios municipais. “Viaturas estarão posicionadas estrategicamente para evitar qualquer tipo de conflito nos locais e garantir a segurança dos cidadãos”.
Para impedir o aumento de focos da dengue, a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) realizará, durante a semana do feriado, a distribuição de panfletos com orientações sobre como proceder ao deixar flores sobre os túmulos.
“Retirar os saquinhos plásticos que acompanham as flores e colocar areia grossa no prato do vaso são algumas das informações passadas pela EMCAa. Nos cemitérios estará disponível areia grossa para uso nos vasos de plantas. Depois do feriado, a equipe promoverá um arrastão nos cemitérios para retirar produtos que possam acumular água”, explica o setor.
Novo Velório
Um novo velório municipal está sendo construído na rua Cuiabá, esquina com a Fortaleza, próximo ao cemitério Nossa Senhora do Carmo.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, para a implantação do novo prédio público, que possui área total de 545,25 m², serão investidos R$ 1.047.119,80.
Em sua estrutura, o novo velório contará com quatro salas, uma sala de convivência, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência, área de estar externa, pavimento superior e três salas de administração. O local contará também com passagem em nível, pela rua Cuiabá, até o Cemitério. A construção teve início em abril de 2012.
Fonte: O Regional