Em Catanduva, cines fecham suas portas definitivamente
quinta-feira, 27 de setembro de 2012Após várias tentativas para manter em funcionamento os Cines Bandeirantes e República, o Grupo Chainça determinou o fechamento dos cinemas de Catanduva, no último domingo, dia 23.
Segundo o diretor de marketing da rede, Christian Gilberto Trombetta, ele soube do fechamento de última hora, pois estava em viagem. “Eu estava em viagem no período, a direção da empresa optou pelo fechamento no domingo. Sei que uma equipe esteve no prédio e retirou parte dos materiais”.
A reportagem esteve na unidade nesta terça-feira e notou que a maior parte dos materiais ainda está sendo recolhida do local, as placas com os nomes: Bandeirantes e República ainda permanecem, mas a estrutura interna está sendo totalmente retirada, ainda na porta do prédio há um anúncio de venda de 240 poltronas.
O fechamento foi anunciado desde o começo de agosto, com previsão de fechamento para o final do mês ou na primeira semana de setembro, entretanto, a decisão final foi estabelecida neste último domingo.
O Grupo tinha esperança que com o comunicado antecipado de fechamento, poderia despertar o interesse público para manter os Cines em funcionamento, mas durante todo o período, Trombetta aponta que nenhum órgão privado ou particular o procurou.
“Achávamos que com o comunicado de um mês antes, haveria pessoas que se interessaria em apoiar e impedir que os cines históricos da cidade fossem fechados, mas isso não foi feito e nem a própria população mostrou interesse”, disse o diretor de marketing.
Devido à falta de público, de apoio de instituições privadas e públicas, os cinemas estavam passando por grandes dificuldades financeiras, motivo que foi determinante para encerrar suas atividades.
O proprietário do Grupo Chainça, Marcelo Maurício Chainça, apontou que usou todas as estratégias para impedir o fechamento dos cinemas. “Fechar meus cinemas de Catanduva é algo que tentei evitar de todas as formas, mas a falta de adesões a filmes de arte e festivais, e a falta de apoio de instituições privadas e públicas levaram a esta situação”.
O que mais impactou no fechamento dos cines foi a falta de público, mesmo com preço promocional não conseguiu aumentar seu público, enquanto o shopping tem números de pagantes em dobro. Com poucas semanas para fechar, a unidade criou a promoção de R$ 3 por sessão. Os ingressos que foram vendidos no período irão ajudar no pagamento e custos do fechamento dos cinemas.
EM RIO PRETO
O Cine Eldorado, que também pertence ao Grupo Chainça, e estava correndo o risco de ser fechado por motivos de troca de prédio, está com a exibição de filmes do Festival Francês, e Christian Trombetta afirma estar tendo maior sucesso na unidade e descarta seu fechamento.
O festival está com a exibição de dez filmes até a próxima quinta-feira, dia 27, nos horários das 17 horas, 19h30 e às 21h30, todas as sessões no valor de R$ 6. O Cine Eldorado fica na cidade de São José do Rio Preto, na rua Bernardino de Campos, 3680- centro.
Fonte: O Regional