Ecoarte promove mostra de artesanato em Catanduva
terça-feira, 27 de novembro de 2012Os artesanatos custam em média de R$ 5 a R$ 15 e foram confeccionados por 17 alunos do instituto que participam das aulas de artesanato. Os produtos oferecidos são: panos de prato pintados à mão, caixas decoupadas, garrafas e potes personalizados, entre outros. A renda dos produtos vendidos será destinada à compra do material para as aulas de artesanato e para ampliação do projeto.
O curso de artesanato oferecido pela Ecoarte foi criado este ano e é ministrado pela voluntária e professora Elizeth de Oliveira, que está no voluntariado há um ano. O projeto tem alunas de 17 e até 82 anos.
O material para o curso é oferecido gratuitamente. Quem se interessar em fazer o curso de artesanato, as turmas abrem no ano que vem, a partir da segunda quinzena de fevereiro e cada estágio do curso tem duração de três meses.
“Esperamos conseguir vender tudo e que consigamos arrecadar fundos para o projeto”, diz a coordenadora do projeto Valéria Gardiano. “Esperamos que a população participe”, completa a professora Elizeth.
Além do trabalho com artesanato, a Ecoarte possui o projeto “Reviver” que realiza a interação e procura elevar a autoestima de pessoas da 3ª idade, com recreação, aulas de hidroginástica, alongamento, jogos e sessões de bate-papo. São oferecidas palestras educativas e preventivas em parceria com o Posto de Saúde, com a presença de ginecologistas, psicólogos, entre outros. Cerca de 40 senhoras participam do projeto “Reviver”, ministrado pela coordenadora da Ecoarte, Valéria Gardiano.
“A ONG também proporciona aulas de violão gratuitas e o projeto cine-bairro. A partir do ano que vem, serão desenvolvidos novos projetos, entre eles, escolinha de futebol e apoio às mulheres mastectomizadas”, explica Valéria Gardiano, coordenadora do projeto.
Ecoarte
A Ecoarte surgiu em 2010, idealizada pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e outros membros da sociedade interessados no bem-estar da comunidade.
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, com os objetivos de promover cultura, educação e cidadania. Os serviços prestados pelo instituto são gratuitos, com a participação de um grupo de voluntários.
A Ecoarte funciona no Clube dos Bancários, situado na Rua Bocaina, nº 620, Jardim Del Rey. Mais informações pelo telefone: (17) 3522-2356.
Serviço:
Espaço cultural Prof. Luiz Carlos Rocha, a pérgula da Praça da República.
A exposição vai até o dia 29 de novembro, das 9 até as 17 horas.
Fonte: O Regional