Dengue Tipo 4 força mudança em detecção de exame em Catanduva
terça-feira, 30 de agosto de 2011A Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu novas normas para a detecção da tipologia do vírus da Dengue. O alvo são os municípios de guia de Catanduva, São José do Rio Preto, Mirassol e Votuporanga. A mudança principal será na coleta do sangue para diagnosticar a doença, que reduz do sexto para o terceiro dia após o aparecimento dos sintomas.
A medida entrará em vigor a partir de janeiro, cujo termo técnico é conhecido como NS-1. Segundo a Secretaria da Saúde, a mudança tem o objetivo de intensificar o combate da Dengue Tipo 4 na região, onde neste ano 13 casos da doença foram registrados.
Além dos quatro municípios, passam a adotar o novo método para realização de exame os municípios de Cedral, Catiguá, Nova Aliança, Icem, Paulo de Faria, Cardoso, Monte Aprazível, Bady Bassitt, Riolândia, Tanabi e Irapuã. “A normatização foi estabelecida para que possa ser inibido o aparecimento da Dengue do Tipo 4 nesta região”, diz a assessoria da pasta, através de nota.
De acordo com Antônio Carlos da Fonte, responsável pela Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegipty (Emcaa), de Catanduva, a redução do tempo tem o objetivo de coibir o aparecimento de casos mais graves da doença. “Com a detecção mais rápida, pode-se estabelecer um novo prazo para constatação da tipologia do vírus”, comentou. Os exames serão encaminhados para o laboratório Instituto Adolfo Lutz, órgão ligado à Secretaria da Saúde do Estado.
A intenção da Emcaa é difundir informação em saúde, orientar e esclarecer o público, bem como, torná-los multiplicadores para as suas famílias, vizinhos e comunidade, facilitando o acesso às informações e técnicas que auxiliam na eliminação de criadouros. “Cuidados com o tratamento de ralos, piscinas, limpeza de calhas, vedação e limpeza dos reservatórios, e tudo que se refere a evitar os focos com água parada, impedem a reprodução do mosquito”, comentou.
Tipo 4
O único caso de Dengue Tipo 4 em Catanduva teve origem em Niterói, no Rio de Janeiro. De acordo com Fonte, uma mulher já infectada com o vírus passou a sentir os sintomas já em Catanduva. Ela é moradora do bairro São Luís. “Esse foi o único caso registrado até o momento no município”, concluiu.
Fonte: O Regional