De janeiro a outubro 258 veículos foram furtados em Catanduva
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou que entre os meses de janeiro a outubro deste ano foi furtado o total de 258 veículos em Catanduva, incluindo motocicletas e automóveis, e roubados (mediante ameaça e ou violência), nove veículos.
Em janeiro foram furtados 16 veículos e em outubro praticamente o dobro, 31 veículos.
No ano de 2011, contabilizando os meses de janeiro a dezembro, foram registrados 177 furtos de veículos.
Pela estatística realizada pela própria SSP, o ano de 2012, ainda faltando contabilizar os meses de novembro e dezembro, já superou os números da criminalidade do ano anterior.
Nas últimas semanas a Polícia Militar têm realizados diligências e fiscalizações com o objetivo de coibir a criminalidade.
Assim, devido a vários furtos de motocicletas na cidade de Catanduva, a PM realizava patrulhamento na tarde de segunda-feira, dia 3, com o objetivo de localizar um indivíduo de 20 anos, suspeito de furtar uma motocicleta CBX Strada 200.
Segundo o Setor de Comunicação do 30º Batalhão da Polícia Militar do Interior/Catanduva, através do rádio os policiais que diligenciavam foram avisados que uma motocicleta CG 125 havia sido furtada.
Os policiais, desconfiando do suspeito procurado, foram até a sua residência localizada no bairro Solo Sagrado, onde flagraram o rapaz na garagem mexendo na moto furtada.
Os policiais abordaram o individuo e um menor de 17 anos, que estava próximo a outra moto CG 125 com a placa alterada com fita isolante, que também era produto de furto, do dia 20 de novembro.
Durante questionamentos o adolescente alegou que estava no local porque havia comprado do suspeito duas motocicletas, uma Strada 200, vermelha e uma CG 125, preta.
Na residência do rapaz foram localizadas várias peças de motocicletas e ferramentas para desmontagem, além das motos citadas pelo adolescente.
No Plantão Policial, após ser ouvido pelo delegado plantonista, o suspeito foi encaminhado para a Cadeia Pública.
O adolescente também foi ouvido, mas foi liberado para os genitores.
As motocicletas recuperadas foram devolvidas aos legítimos proprietários.
DICAS DE SEGURANÇA
– Evite deixar sua motocicleta estacionada na rua durante a madrugada. Desligue a moto, a chave de ignição e coloque alguma trava ao estacionar, mesmo que sua saída seja por poucos minutos;
– Procure estacionar em ruas iluminadas e em locais vigiados dia e noite;
– Dependendo do local e do tempo de demora para utilizar a motocicleta, coloque o veículo em algum estacionamento;
– Não dê carona a estranhos;
– Não pare para discutir “fechadas” e “batidas”. É comum que ladrões provoquem isso para assaltar;
– Ao parar nos semáforos fique atento ao retrovisor de seu veículo e mantenha a distância do veículo da frente o suficiente para arrancar em caso de emergência;
– Evite fazer reparos na motocicleta em locais inseguros;
– Sempre tenha durante a noite combustível suficiente para o seu itinerário, para que não fique a mercê dos delinqüentes;
– Altere, sempre que possível, seu itinerário;
– Antes de estacionar, em sua residência, à noite, verifique-se não tem pessoas suspeitas próximo a casa.
Fonte: O Regional