Conferência reúne cidades da região e consolida Catanduva como polo regional de Cultura
terça-feira, 9 de julho de 2013Com a participação de 18 municípios do Noroeste Paulista, a abertura da 3ª edição da Conferência Intermunicipal de Cultura consolidou Catanduva como polo regional de desenvolvimento cultural. O prefeito Geraldo Vinholi realizou a abertura do evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Catanduva e desenvolvido na manhã de hoje no auditório do Centro Cultural Municipal.
Vinholi fez questão de ressaltar a importância da Prefeitura para disseminação cultural da região. “O Poder Público é um meio facilitador de divulgação das características regionais dos municípios. Nossa estrutura está toda à disposição dos meios culturais, com o propósito de universalização das atividades”, disse.
O prefeito acredita ser fundamental criar planos de expansão cultural para atingir todas as camadas da sociedade. “A cultura da região é de responsabilidade de cada um dos participantes da Conferência. O objetivo é buscar sua ampliação para toda a população, de forma indistinta”. Membros do governo, professores e agentes culturais também participaram do evento.
Os debates da Conferência foram coordenados por Heitor Gaudenci Júnior, consultor da Unesco no Ministério da Cultura (Minc). O especialista atestou a importância de Catanduva como polo cultural regional.
“A cidade encontra-se em uma situação forte no âmbito cultural, principalmente por dialogar com o Ministério da Cultura por meio no Plano Nacional de Cultura”, disse Júnior, que elogiou a região por ainda manter características da relação do homem com o campo. “São manifestações fantásticas de cultura popular nacional”, continuou.
O apoio do MinC foi ressaltado pelo secretário de Cultura, Nelson Lopes Martins. “A Conferência é um espaço para reflexões, buscando a luz emanada pelo MinC. Vamos focar as ações no produto final, que serão as propostas de ações para a Conferência Estadual, que ocorrerá em setembro”, salientou.
Conferência
Os trabalhos foram desenvolvidos a partir do tema: “Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Além de Catanduva, 17 municípios da região estiveram no Centro Cultural: Irapuã, Cajobi, Catiguá, Embaúba, Tabapuã, Urupês, Itajobi, Neves Paulista, Pirangi, Sales, Elisiário, Paraíso, Novais, Pindorama, José Bonifácio, Marapoama e Ibirá.
Um dos objetivos da Conferência foi estabelecer um processo democrático de participação na gestão das políticas e dos recursos públicos na área cultural. Articular e implementar políticas públicas que promovam a integração da cultura com as demais áreas sociais, considerando seu papel estratégico no processo de desenvolvimento.
Plano Nacional de Cultura
As Conferências Municipais ou Intermunicipais de Cultura previstas no Plano Nacional de Cultura são espaços abertos para ampla participação social articulada entre os governos municipais e sociedade civil (organizações e produtores culturais e segmentos sociais), para analisar a conjuntura da área cultural nos âmbitos municipal e regional, propondo diretrizes para a formulação de políticas públicas de Cultura.
Fonte: Notícia da Manhã