Catanduva recebe Caravana da Inclusão em setembro
quinta-feira, 4 de agosto de 2011A Prefeitura da cidade de Catanduva, através da Coordenadoria de Inclusão Social, participa da 2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. O município será sede de um dos encontros, no dia 10 de setembro.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem parceria com a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e a Rede Lucy Montoro, além de contar com o apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência.
A caravana começou a percorrer o Estado em julho e a ação deve continuar até o final do ano. A primeira cidade visitada foi Piracicaba, no dia 30 de julho. No próximo dia 13, ela chega a Olímpia. Antes de Catanduva, a caravana ainda deve ir até Mogi das Cruzes, no dia 27 de agosto.
O objetivo da ação é mobilizar e conscientizar a sociedade para a necessidade de implementar e consolidar políticas públicas que contemplem os direitos das pessoas com deficiência. As estimativas apontam que o Estado tem cerca de cinco milhões de pessoas com deficiência. No Brasil, são mais de 26 milhões que exigem condições específicas para o pleno exercício da cidadania.
Os encontros abordam temas fundamentais para a plena inclusão da pessoa com deficiência, com destaque para: Educação Inclusiva, Trabalho e Renda, Ações e Programas Prioritários da Secretaria e Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência.
O público alvo são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, autoridades municipais, gestores públicos, pessoas com deficiência, familiares e representantes da sociedade civil. As palestras são ministradas por especialistas da área, representantes da Secretaria de Estado, entre outros.
Trabalho
Em Catanduva, a Coordenadoria de Inclusão Social desenvolve o projeto Incorporando as Diferenças, com atletas que são destaque em competições nacionais, e com os programas de Educação Inclusiva e de Empregabilidade para a Pessoa com Deficiência, além do trabalho de inclusão junto à sociedade civil e órgãos públicos.
Fonte: Notícia da Manhã