Catanduva prorroga campanha de vacinação
terça-feira, 16 de agosto de 2011A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, decidiu prorrogar a segunda fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil até a próxima sexta-feira, dia 19 de agosto.
Balanço da pasta com base nos dados informados até o momento pelas salas de vacinação aponta que no sábado, dia 13, foram imunizadas 5.691 crianças menores de cinco anos em toda a cidade, o que representa uma cobertura vacinal de 85.64%. A meta da SMS é que 95% da população nessa faixa etária recebessem a dose da vacina. “As Unidades de Saúde, a partir de ontem, realizam a busca ativa dos faltosos nas creches”, explicou a secretária da Saúde, Vanessa Frias Couto Gallo.
Assim como em Catanduva, a maioria dos municípios paulistas ficou abaixo da meta inicial preconizada pela Secretaria Estadual. O total da população vacinal é de 6.645 crianças.
A meta da Secretaria é imunizar 2,83 milhões de crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil em todo o Estado. O número corresponde a 95% do total de 2,98 milhões de paulistas nessa faixa etária.
No sábado as menores coberturas foram registradas entre crianças de 1 ano até 23 meses de vida (56,5%) e nas menores de um ano de idade (63%).
Todas as crianças incluídas menores de cinco, independentemente de terem sido ou não imunizadas na primeira fase da campanha, deveriam retornar aos postos de saúde neste sábado. Será possível também atualizar a caderneta de vacinação, gratuitamente.
Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, 2,85 milhões de crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas. Para esta segunda fase foram mobilizados 14,8 mil postos fixos e volantes e 58,3 mil profissionais em todo o Estado, em parceria com as prefeituras.
Nos municípios que fazem parte da região de São José do Rio Preto, 56.448 crianças foram vacinadas contra a doença.
O Estado não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas todos os anos.
Fonte: O Regional