Catanduva promove Virada Inclusiva no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011No próximo dia 3, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, São Paulo realiza a segunda edição da Virada Inclusiva. A virada compreende uma série de eventos de cultura, lazer e esporte voltados para que as pessoas com e sem deficiência participem juntas em diversas cidades do Estado.
A cidade de Catanduva, por sua vez, receberá, entre os dias 9 e 29 de dezembro, no salão de exposições da Estação Cultura, a exposição “Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência”, trazida da capital paulista.
O acervo pertence à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e serve, principalmente, para que pessoas com deficiência, e que não conhecem a história do movimento, se beneficiem desta perspectiva, fundamental para melhor compreensão do momento atual em direção ao futuro.
EXPOSIÇÃO
A exposição conta com fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e inúmeras iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiência.
O evento, viabilizado pela Prefeitura de Catanduva, é aberto a toda a comunidade e é de graça. Os visitantes poderão conferir o memorial de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.
EXPOSIÇÃO
O memorial, inaugurado em dezembro de 2009, tem o propósito de reunir informações diversas sobre a trajetória inclusiva percorrida por pessoas com deficiência por meio de várias mídias.
As informações estão relacionadas, principalmente, a um dos períodos mais importantes da história sociocultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80.
Atualmente, o Memorial da Inclusão existe em quatro versões: duas itinerantes, sendo uma grande, para espaço de até 120 metros, e uma pequena, de 30 metros; uma física, localizada na sede da Secretaria em São Paulo; e uma virtual, cujo acesso pode ser feito pelo site: memorialdainclusao.sp.gov.br
A versão itinerante foi criada para que a exposição sobre as pessoas com deficiência possa ser levada a toda sociedade.
Fonte: O Regional