Catanduva perde regional do Banco do Brasil
quinta-feira, 1 de março de 2012As agências do Banco do Brasil em Catanduva, que antes se reportavam à Regional de São José do Rio Preto, passam agora a ser atendidas pela nova Superintendência Regional, fundada no município de Bebedouro.
A escolha, na opinião dos deputados estaduais Beth Sahão (PT) e Geraldo Vinholi (PSDB), sem dúvida pretere Catanduva e afeta seu desenvolvimento econômico.
Na contramão dos deputados, o prefeito Afonso Macchione vê a situação como normal e classifica como uma decisão técnica a escolha feita pelo Banco do Brasil.
“Acredito que é uma questão de ponto geográfico e estratégico do banco. Uma decisão absolutamente técnica. Não vejo no que possa influenciar, a não instalação de uma regional aqui em Catanduva”, analisa Macchione.
A deputada estadual Beth Sahão afirma que irá buscar uma alternativa junto ao líder do governo Candido Vaccarezza e se necessário irá até a diretoria nacional do Banco do Brasil tentar reverter esse processo.
“A cidade precisa ter políticas que segurem o que temos aqui e não podemos perder áreas importantes, como vem acontecendo. Eu vou fazer o que é possível e levarei esse assunto ao líder do governo”, garante a petista.
De acordo com a deputada, Catanduva está perdendo ‘coisas’ de forma sistemática e cabe a todos, o empenho para que esse cenário mude.
“Temos viabilidade e importância econômica muito maior que Bebedouro. Temos agências e movimento suficiente para sediar essa Superintendência Regional. Por isso temos que fazer esforços, inclusive para ampliar número de cidades para a microrregião”, analisa.
O empenho, segundo a deputada, deve também partir da Prefeitura e todos aqueles que possam entrar em contato com autoridades do governo.
“Então se eu preciso fazer um financiamento, teria que pleiteá-lo lá em Bebedouro e não aqui? Tenho certeza que nosso volume é muito maior que em Bebedouro”, pondera.
PERDENDO
Com a abertura de uma Superintendência Regional em um município menor, Catanduva perdeu uma oportunidade de expansão, segundo o deputado estadual Geraldo Vinholi (PSDB).
Na visão de Vinholi, é lastimável que Catanduva passe a se reportar a uma cidade menor.
“Os nossos deputados federais estão cochilando. Nós deputados estaduais não temos muito acesso ao BB, que é um monstro do Governo Federal. A meu ver, uma ação política é fundamental”, opina.
Vinholi argumenta que esta foi uma oportunidade perdida para o crescimento da cidade.
“Os deputados do PT têm mais ligação com o Governo Federal e sem dúvida poderiam entrar no circuito para beneficiar Catanduva”, expõe.
LEGISLATIVO
Para o vereador Marquinhos Ferreira (PT), a decisão é, sem dúvida, uma questão política.
“Temos que lutar para o crescimento da nossa cidade. Principalmente os nossos deputados. Não podemos deixar Catanduva perder para uma cidade menor como Bebedouro”, afirma.
Marquinhos Ferreira encaminhou a situação para o deputado federal José Mentor, ratificando que a busca por uma solução está apenas no início.
“Isso será discutido com o Mentor, de forma que forças sejam unidas visando o crescimento da cidade”, alega.
BANCO DO BRASIL
Em nota a Assessoria de Comunicação do Banco do Brasil afirmou que com a nova superintendência, serão atendidos os municípios de Ariranha, Bebedouro, Cajobi, Catanduva, Catiguá, Colina, Elisiário, Embaúba, Ibirá, Itajobi, Marapoama, Monte Azul Paulista, Novais, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Pitangueiras, Pontal, Santa Adélia, Sertãozinho, Severínia, Tabapuã, Taiaçu, Taquaral, Terra Roxa, Urupês, Viradouro e Vista Alegre do Alto.
Em nota o Banco do Brasil afirmou que utiliza critérios técnicos e análises de mercado para a implementação de novas superintendências regionais.
“A partir das avaliações que o Banco promove, são determinadas a jurisdição da nova superintendência e a cidade que abrigará sua sede”, aponta.
Segundo a Assessoria de Comunicação do Banco do Brasil, entre os critérios que o BB utiliza para determinar a sede de uma regional estão a localização geográfica e a facilidade de locomoção para todas a cidades que compõem sua jurisdição.
“Salientamos que a vinculação das agências localizadas em Catanduva à regional de Bebedouro possui caráter administrativo e não afeta o atendimento prestado pelo Banco do Brasil aos seus clientes”, finaliza.
O gerente da agência do BB da rua Pernambuco foi procurado, porém não foi encontrado para comentar o assunto. O gerente da agência da rua Minas Gerais também foi procurado e estava em viagem, ficando de dar posterior retorno.
Fonte: O Regional