Catanduva participa da semana estadual de combate à dengue
quinta-feira, 29 de março de 2012A Secretaria Estadual da Saúde promove a semana estadual de mobilização contra a dengue, com 25 mil agentes de controle de vetores trabalhando em todo o Estado.
Durante toda a semana estão sendo realizadas atividades especiais, entre arrastões, panfletagens, pedágios, distribuição de adesivos e imãs de geladeira, palestras, remoção de criadouros entre muitos outros.
Catanduva também aderiu à mobilização com a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa), setor responsável pelo controle, combate e prevenção contra a dengue.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Catanduva, são realizadas ações de conscientização junto aos moradores durante todo o ano, mas serão intensificadas durante a semana.
“A Equipe vai promover campanhas educativas voltadas para a multiplicação de informações, de forma que os moradores participem espontaneamente para a eliminação do Aedes”.
Os agentes devem visitar os imóveis especiais (IE), os quais oferecem maior risco de dispersão da doença. “O objetivo é conscientizar os responsáveis, realizando vistorias e tratamentos, além de fixação de cartazes sobre a campanha”.
Alunos de alguns colégios receberão a visita dos agentes, os quais apresentarão amostras vivas do ciclo evolutivo do mosquito, além de teatro e confecção de folhetos produzidos pelos próprios alunos.
De acordo com o coordenador da EMCAa, Antônio Carlos da Fonte, a população precisa ser informada sobre os riscos da dengue, “reforçando a importância das ações de todos, os quais podem contribuir para que a doença não apareça”.
A Assessoria ainda afirma que o número de pessoas que contraíram a doença neste ano é menor em relação ao mesmo período de 2011. “Isso é resultado dos trabalhos de delimitação de áreas, bloqueios de transmissão, efetivação dos trabalhos de vistorias casa a casa, eliminação de criadouros e orientações voltadas à conscientização popular pelas ações educativas”.
Segundo informações do último boletim semanal da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano foram registrados quatro casos positivos.
DIMINUIÇÃO
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, a Secretaria do Estado de Saúde afirmou que o número de casos de dengue caiu 93% em todo o Estado durante o ano de 2012.
“De janeiro até a última semana os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), 2.253 casos autóctones de dengue”.
No mesmo período do ano passado foram registrados 32.579 casos confirmados da doença.
NOVIDADE
Ainda ontem a Secretaria Estadual também anunciou que o Instituto Butantan, em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, iniciará os ensaios clínicos da vacina contra a dengue, até o mês de junho.
O estudo tem como objetivo avaliar a segurança da vacina tetravalente. “A expectativa é que ela proteja contra os quatro tipos de vírus da doença após a administração de apenas uma dose”.
Serão necessários 300 voluntários para os testes clínicos, os quais devem ter entre 18 e 50 anos e serão recrutados a partir do mês de abril.
Segundo o diretor médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Alexander Precioso, esse é um passo muito importante para a saúde pública e para a ciência. “Representa um avanço significativo na prevenção da dengue. A vacina já se mostrou segura e imunogênica em estudos anteriores e esperamos obter o mesmo sucesso nesta nova etapa”.
Fonte: O Regional