Catanduva ocupa o 87º lugar no mapa da violência
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011A Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo divulgou, na última semana, informações da pesquisa sobre o Mapa da Violência em todo o Brasil, mostrando que São Paulo foi o Estado que mais reduziu os homicídios entre os anos de 2000 a 2010.
Os dados são elaborados pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça. Os resultados foram obtidos evitando o acontecimento dos crimes.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança, a taxa nacional de homicídios por 100 mil habitantes se manteve estável do início da última década até o ano passado, oscilando de 26,7 para 26,2.
“Em contrapartida, no mesmo período o índice no Estado de São Paulo caiu de 42,2 para 13,9, remetendo a uma redução de 67%”.
O Estado de São Paulo tinha a 4ª pior taxa entre todos os estados no ano de 2000 e terminou 2010 com a terceira melhor. Ficou atrás apenas do Piauí e Santa Catarina.
Já a cidade Catanduva foi a 87ª cidade do Estado no Mapa da Violência. A pesquisa envolveu 363 cidades do Estado.
Segundo informações apresentadas no estudo, no ano de 2010 foram registrados 18 homicídios em Catanduva, contra 22 em 2008.
Mas se comparado ao ano de 2000, Catanduva registrou um aumento dos homicídios, pois naquele ano foram apenas 11 deles.
De acordo com o delegado seccional assistente, Pedro Artuzo, a prevenção do homicídio é difícil, pois a maioria dos casos acontece em locais fechados, como residências. “São crimes passionais ou mesmo desentendimentos em locais fechados que levam ao homicídio”.
Mas ele ressalta que esse tipo de crime está sendo combatido pelas polícias Civil e Militar, o que resultou na diminuição desde o ano de 2008.
“Há pouco tempo registramos dois homicídios de mulheres, em um intervalo de quinze dias. A Delegacia de Investigações Gerais iniciou o trabalho de investigação e conseguiu prender o autor dos dois homicídios, o qual foi preso e será condenado”.
Ele ainda afirma que outro fator que levou à diminuição dos homicídios foi a Campanha do Desarmamento, a qual trouxe benefícios à população.
“Em alguns municípios também foi decretada a Lei Antiálcool, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas após as 22 horas. Isso tem surtido efeito e pode funcionar para diminuir os casos de violência”.
E destaca que o trabalho dos policiais tem surtido efeito em todo o Estado. “Na cidade de São Paulo foi criada uma delegacia para o combate específico do crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte”.
VIDEOMONITORAMENTO
Artuzo também lembra da importância do videomonitoramento e a instalação de câmeras em estabelecimentos comerciais. “É muito importante para o sucesso da investigação imediata e, além disso, pode inibir a ação dos infratores. Precisamos de mais câmeras no comércio local e isso deve facilitar ainda mais o nosso trabalho”.
Fonte: O Regional