Catanduva fica em 268º no ranking da educação
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012O Todos Pela Educação divulgou nesta terça-feira (dia 7) a situação do aprendizado dos estudantes por município. Os dados são referentes à Meta 3 do movimento, que estabeleceu que 70% ou mais do corpo discente deve ter aprendizado adequado à série até 2022, e definiu metas intermediárias para alcançar esse objetivo.
Participaram da avaliação 853 municípios do Brasil. A cidade de Catanduva, de acordo com a classificação divulgada no site do movimento, aparece na posição 268º, já Itajobi, a 18 km de Catanduva, foi um dos melhores municípios do Brasil, ficando em 7º lugar.
O Movimento Todos Pela Educação é financiado exclusivamente pela iniciativa privada, que congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos que tem como objetivo contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade.
Segundo os números apresentados pelo Todos Pela Educação, no 5º ano do Ensino Fundamental, 21,7% dos municípios não atingiram as metas para Matemática, e 52,0% ficaram aquém em Língua Portuguesa. Já no 9º ano do Fundamental, 56,1% dos municípios não alcançaram as metas em Matemática, e 16,0% não as atingiram em Língua Portuguesa.
Os dados divulgados apontam que todas as capitais atingiram a Meta 3 de 2009 para o 5º ano do Ensino Fundamental em Matemática e para o 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. Entretanto, a maior parte delas não cumpriu as metas, no 5º em Português e no 9º ano em Matemática.
Criado em setembro de 2006, em ato público realizado simbolicamente nas escadarias do Museu da Independência em São Paulo, o Todos Pela Educação trabalha para que sejam garantidas as condições de acesso, alfabetização e sucesso escolar, além de lutar pela ampliação e boa gestão dos recursos públicos investidos na Educação. Esses grandes objetivos foram traduzidos em 5 Metas, com prazo de cumprimento até 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil.
“O Todos Pela Educação entende ser dever primordial do Estado oferecer Educação de qualidade a todas as crianças e jovens. No entanto, diante da dimensão e importância dessa tarefa e do quadro histórico da Educação Básica no Brasil, somente a ação dos governos não será suficiente para alcançá-la”, falou o presidente do Conselho de Governança do Movimento, Jorge Gerdau Johannpeter.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Itajobi, Vera Luiza Tagliari de Angelo, o município está em 7º em Português, com 89,8% dos alunos apresentando resultado adequado à sua série.
“Isso quer dizer que, em Itajobi, de cada dez alunos de 5º ano, em 2009, nove apresentam resultado dentro do esperado. Em Matemática, também nos 5ºs anos, de acordo com esta última divulgação, Itajobi ocupa a 18ª posição, com 89% dos alunos com rendimento adequado à sua idade e série”, comentou a secretária.
Segundo ela, em 2005 e 2007, anos anteriores à Municipalização do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) que só ocorreu em agosto de 2007, a colocação de Itajobi em Português era 40,8% e 45,2% respectivamente e em Matemática 32,5% e 37,1% nos anos de 2007 e 2005. “Isso quer dizer que de cada dez alunos, apenas 4 em Português e 3 em Matemática estavam dentro do esperado para a série e a idade. Esses dados confirmam que a Municipalização do Ensino é o caminho certo para garantir mais qualidade aos educandos”, completou ela.
O Regional procurou pela Prefeitura de Catanduva para comentar a posição do município. Até o fechamento desta edição o Executivo não se manifestou sobre o assunto.
Para os envolvidos no Movimento, as 5 Metas são claras, realizáveis e monitoradas a partir da coleta sistemática de dados e da análise de séries históricas de indicadores educacionais oficiais. Elas servem como referência e incentivo para que a sociedade acompanhe e cobre a oferta de Educação de qualidade para todos. No quadro você acompanha as metas do movimento.
Fonte: O Regional