Catanduva começa vacinação contra raiva animal no sábado
terça-feira, 13 de março de 2012Catanduva, na região noroeste, está entre as 57 cidades, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, que terão vacinação em massa contra a raiva animal. A vacinação ocorrerá nos dias 17 e 18, 24 e 25 e 31 de março e no dia 1º de abril, das 8h às 17h, em diversos postos de saúde da cidade.
A raiva é uma doença que ataca animais mamíferos e é transmitida ao homem principalmente pelo cão e pelo gato. O único modo de se evitar a raiva é pela vacinação dos animais que podem transmitir o vírus.
Neste ano, a previsão é imunizar mais de 23 mil animais. O último levantamento indicou que na cidade existem 19.182 cães e 4.149 gatos. A vacina já está disponível, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, no Centro de Controle de Zoonoses. Cães e gatos da zona rural já foram vacinados no último dia 25 de fevereiro.
Além de Catanduva, a lista de cidades da região noroeste a recebem a vacinação ainda conta com São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Paulo de Faria e Sales.
As doses de vacina contra a raiva em cães e gatos que serão utilizadas em Catanduva são importadas, com origem francesa, pelo Ministério da Saúde. Não serão disponibilizadas vacinas para aplicação caseira. Os proprietários devem levar os animais até o local indicado. Para pessoas que possuam mais de dez animais em casa, é indicado o agendamento prévio.
Podem ser vacinados animais a partir de três meses, inclusive fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. O proprietário recebe um comprovante de vacinação do animal, que é válido por um ano. O Centro de Controle de Zoonoses está situado na Rodovia Vicente Sanches, Km 1, saída para Catiguá. Informações pelo telefone (17) 3524-2445.
Recomendações no dia da vacinação
– Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;
– Crianças não devem levar os animais para vacinar;
– Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;
– Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que evitar fuga ou acidentes;
– Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.
Fonte: G1