Casos de dengue apresentam queda em Catanduva
quinta-feira, 23 de maio de 2013Os números de casos positivos de Dengue registraram queda nos últimos dias em Catanduva, devido à nebulização noturna, que vem sendo desenvolvida em bairros estratégicos da cidade de Catanduva.
O município registrou 560 casos de Dengue, sendo 100 de pessoas que se contaminaram em outra cidade, 304 foram infectados em Catanduva e 156 aguardam resultado para saber onde houve a contaminação.
Os números de casos positivos vêm diminuindo semanalmente. No último levantamento apresentado pela Secretaria de Saúde na cidade Catanduva, por volta do dia 15 de maio, havia sido totalizado 522 casos confirmados, ou seja, um aumento de 38 casos de uma semana para outra.
“Antes a média por semana, de casos confirmados, era de mais de 100, agora a média é de 20. É uma diminuição significante e acredito que até o final do ciclo do fumacê, os números estejam menores”, declara o setor.
Catanduva está classificada em estado de emergência, mas ainda está abaixo se comparado com cidades da região. São José do Rio Preto, por exemplo, já está próximo dos 11 mil casos, e mais de 13 mil estão sob investigação.
Fumacê
O Fumacê está sendo desenvolvido em bairros de maior transmissão da doença. A Equipe Municipal de Combate ao Aedes Aegypit (EMCAa) fez um mapeamento de onde será feita a pulverização nas ruas.
A nebulização é feita com inseticida que mata o mosquito, mas é necessário um ciclo de quatro pulverizações no mesmo local, com intervalo de uma semana, para que o resultado esperado seja obtido.
Por isso, a programação, divulgada pela EMCAa, de cada dia da semana se repete na semana seguinte, durante quatro semanas. “Só após o fim do quarto ciclo é que vamos ter um balanço completo da nebulização aplicada nas ruas. Mas o importante é que a população faça sua parte”, esclarece o setor.
Cronograma
Nas segundas-feiras o fumacê será no jardim do Lago, Jardim Belém, Vila Stoco, Vila Maria, Centro, Parque Iracema e Vila Santo Antônio.
Nas terças-feiras, é a vez dos bairros Jardim Del Rey, Agudo Romão I, uma parte da Vila Santo Antônio, Vila Amêndola, Jardim Brasil e Martani.
Todas as quartas-feiras, a pulverização será no Jardim Paraíso, Jardim Irradiação, Jardim América, Vila Soto, Vila Celso, São Remo e Parque Iracema II.
Nas quintas-feiras, será na Vila Regina, Santa Rosa, São Francisco, Jardim Bela Vista, Glória I, II, III, IV, V, VI e Juliatti de Carvalho.
Nas sextas-feiras, será na Vila Alexandria, Jardim Vertoni, parte do Santa Rosa, Jardim São Domingos, Conjunto Habitacional Euclides Figueiredo I e II, Solo Sagrado I, Bom Pastor e Antônio Zácaro.
Fonte: Prefeitura Catanduva