Bombeiros registram aumento de 28,03 por cento nas queimadas em 2012 em Catanduva
segunda-feira, 29 de outubro de 2012Como se já não bastasse o calor e a baixa unidade relativa do ar, muitas vezes a população é obrigada a conviver com a fumaça das queimadas, que prejudica principalmente as pessoas que possuem complicações respiratórias.
Os números registrados pela Base do Corpo de Bombeiros de Catanduva são alarmantes e preocupantes para as autoridades.
Comparando os meses de janeiro a outubro de 2012 com os números do mesmo período no ano passado, foi registrado aumento de 28,03% nas ocorrências de queimadas, ou seja, em 2012 foram contabilizados 111 casos a mais que em 2011.
Segundo o comandante do 2º SG, Edmilson Santana Branco, em virtude do período de estiagem, caracterizado pela ação dos ventos, a baixa unidade relativa do ar e ações premeditadas do homem, os focos de incêndio em terrenos baldios, margens de rodovias, pastagens e área de vegetação natural aumentaram significativamente.
“Ainda que os recursos humanos e materiais da corporação nesse período sejam direcionados para as atividades de prevenção e combate e incêndio, lembramos à sociedade que todos são prejudicados em conseqüência das queimadas, bastando para tanto observar as complicações respiratórias, a fuga de animais para áreas urbanas e em nível mundial o aquecimento global que se agrava com as queimadas”, explicou o comandante.
Os meses de abril, agosto e setembro foram os que mais apresentaram alta nos números de queimadas.
Em abril de 2012 foram 62 casos contra 34 no mesmo mês do ano passado, em agosto foram 141 casos neste ano e 83 em 2011 e setembro registrou 100 ocorrências em 2012 e 67 no ano anterior.
Medidas de Segurança
A Base do Corpo de Bombeiros de Catanduva informa algumas medidas de segurança, prevenção e orientação:
• Cuidado com cigarros acesos, pois eles podem iniciar um grande incêndio. Não os jogue nas margens das rodovias ou próximo de matas, pois nessa época do ano elas estão secas e com pouca umidade, podendo iniciar fogo com muita facilidade;
• Aproveite o meio ambiente com cuidado, um passeio dentro da mata pode se tornar um pesadelo, se você não tomar cuidados necessários em relação ao fogo. Evite fazer fogueiras em dias quentes, secos e com ventos fortes, pois o fogo poderá se alastrar e causar um grande incêndio. Lembrem-se, as matas fazem parte de nossa existência;
• Não realize a queima de mato em terrenos baldios, alegando manutenção ou limpeza.
• Sempre que necessário, solicite ao poder público para que faça limpeza de terrenos e praças públicas;
• Construam aceiros com margem de segurança adequada;
• Não solte balões, uma vez que podem causar grandes incêndios, principalmente em matas, além de ser um crime contra o meio ambiente.
Fonte: O Regional