Bancos de Catanduva lideram ranking de reclamações no Procon
segunda-feira, 5 de novembro de 2012No período de 2007 até outubro de 2012, os bancos lideraram o ranking de reclamações no Procon de Catanduva, com 2.152 atendimentos, incluindo reclamações sobre cartões de crédito e financeiras.
Foram realizados 15.697 atendimentos pessoais e esclarecimentos de dúvidas, no mesmo período, sendo 7.081 casos de reclamações fundamentadas.
O segundo lugar na lista é a telefonia fixa, incluída na área de atendimento como serviços essenciais.
A telefonia móvel aparece em terceiro no quadro de insatisfeitos; em quarto lugar os cartões de crédito.
Segundo a coordenadora do Procon, Beatriz Trigo, o órgão de proteção ao consumidor tem como objetivo o atendimento do consumidor, registrando as suas queixas na tentativa de resolução, orientação e encaminhamento a outros órgãos para a devida apreciação do caso específico e adoção das medidas cabíveis, além da fiscalização das leis de proteção dos consumidores.
O Procon realiza também estudos e acompanhamento de legislações, bem como de decisões judiciais referentes ao tema.
“Os frutos deste trabalho são colhidos a cada passo dado, rumo ao equilíbrio e harmonização das relações de consumo, e à incessante busca, inclusive na atuação preventiva, para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Beatriz.
Atendimento
O Procon faz dois tipos de atendimento, o pessoal e telefônico.
No primeiro contato com o consumidor, o órgão esclarece dúvidas, orienta e intermedeia acordo com os fornecedores. Na impossibilidade de composição entre as partes é registrada a reclamação.
Na segunda etapa, a reclamação fundamentada é submetida à apreciação da coordenação que, após estudo detalhado da questão, verifica a possibilidade de propor soluções por meio de acordos e conciliações individuais ou coletivas.
O Procon atende consumidores residentes no município e o procedimento é realizado mediante cópia do comprovante de endereço, CPF, RG e demais documentos que comprovem as alegações do consumidor, tais como nota fiscal, conta do serviço (telefone móvel, fixo, energia).
O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, sem intervalos, em dois pontos e via telefone:
– Unidade 1: Prefeitura Municipal de Catanduva, piso térreo, na Praça Conde Francisco Matarazzo, 01
– Unidade 2: Rua São Leopoldo, 80, no bairro Solo Sagrado
– Telefones: 3531-9138 e 3521-1931
Fonte: O Regional