Aumento gradual do IPI anima revendedoras de Catanduva
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013O Governo Federal adiou mais uma vez a volta da cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) Integral para veículos.
O anúncio da terceira prorrogação ocorreu no dia 19 de dezembro e segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, os valores do IPI subirão gradualmente até retornarem ao patamar original.
De acordo com o anúncio os preços dos veículos 1.0, de janeiro a março, terão alíquota de 2%, de abril a junho, o valor sobe para 3.5% e a partir de julho, o valor volta ao patamar de 7%.
Para modelos de 1.0 a 2.0, a alíquota, que está em 6,5%, passará para 8% de janeiro a março e de abril a junho, subirá para 10% e, depois retorna aos 13%.
Estimativas da União apontam que, com a redução do IPI, o governo deixará de arrecadar R$ 2,63 milhões neste ano.
Para o gerente de vendas da Concessionária Camila Santos, Paulo César Esteves, a previsão de vendas de automóveis para o mês de janeiro é boa, porque os clientes interessados nos veículos ano e modelo 2013, vão pagar com o IPI parcial, ou seja, 2%.
“Caso o cliente opte por um veículo que esteja no estoque, ele ainda aproveita o IPI com alíquota 0%, mas isso só vale para os veículos que já foram faturados até 31 de dezembro”, explicou.
No ano passado, no mês de setembro foi registrado queda de 10% nas vendas devido à demanda de vendas registrada no mês anterior.
No país, o setor informou que a queda nesse período foi de 31,5% no comércio de veículos novos e usados.
Na ocasião, Esteves afirmou que as vendas de agosto haviam superado as expectativas, chegando a faltar produto e ocasionando lista de espera de até 90 dias.
O gerente da empresa Faria Veículos, Júnior Vieira, informou que o cliente que desejar aproveitar e pagar o valor que era pago até dezembro, deve procurar o veículo remanescente de 2012.
“Além do desconto do IPI, o cliente não sofrerá o aumento do automóvel, ano e modelo 2013. A nossa empresa possui 200 unidades no estoque. Agora se o cliente desejar esperar o veículo com ano e modelo 2013 ele pagará 2% de IPI e o aumento da montadora”, orientou.
Para a coordenadora de vendas da Báltico, Viviane Rogante, o início do mês de janeiro já surpreendeu a empresa, devido o número de procura por veículos. Para ela, a mudança da cobrança do IPI não afeta as vendas.
“Acreditamos que os 2% cobrados de IPI, entre janeiro e março, não afetará as vendas. A procura já ultrapassou as nossas expectativas e quando o cliente senta para negociar, orientamos que ainda existem alguns modelos remanescentes de 2012”, falou.
Ainda, segundo a coordenadora, muitos clientes não possuem as informações sobre a mudança do IPI.
“Há clientes que não sabem das mudanças, nesses casos, explicamos como funcionam as cobranças do imposto, entre os meses de janeiro até junho”, disse.
Durante o período de redução do IPI no ano passado, as revendedoras de veículos de Catanduva, superaram o aumento de cerca de 30% nas vendas.
A reportagem do O Regional tentou por três vezes, conversar com o gerente de vendas da empresa Lívia Veículos para complementar a matéria, porém o mesmo se encontrava ocupado.
Fonte: O Regional