Associação em Catanduva se prepara para Outubro Rosa
quinta-feira, 13 de setembro de 2012A Associação Sempre Viva de Catanduva, que trabalha em prol de mulheres portadoras do câncer de mama, já está se preparando para a realização do 2º Outubro Rosa deste ano.
De acordo com a presidenta, Sônia Ceneniva, a associação pretende alcançar um sucesso maior ainda do que foi conquistado em ano anterior, com a realização do projeto.
O lançamento da campanha será no dia 1º de outubro, com local e horário ainda a definir; no dia 6, a associação realizará nos semáforos do centro da cidade um pedágio com a venda de kits produzidos pela própria associação que contém em forma de chaveiro, uma mini mama educativa e com nódulo para orientar as mulheres a prevenção.
“Produzimos miniaturas das mesmas próteses de mamas que levamos aos hospitais, com dizeres “me aperte, me toque”, e que tem um suposto nódulo para incentivar a prevenção do câncer de mama”, explica Sônia.
Diferente do ano passado, a associação doará as camisetas com o slogan da campanha para quem adquirir o kit, as voluntárias também produziram porta lixo com o slogan da campanha para carro na cor rosa para mulheres e branca para os homens para ser vendido.
No dia 10, a programação segue com uma palestra na igreja São Francisco, com a participação do mastologista Eduardo Malaquias e a fisioterapeuta da ON, Silvia Helena da Silva. No dia 20, as integrantes estarão nos supermercados, para realizar a troca de sacolas produzidas pela associação, por produtos não perecíveis e principalmente litros de leite, os quais, serão doados para entidades que atuam na prevenção contra o câncer.
O encerramento do mês será no dia 27, com uma grande passeata na área central da cidade. “Neste dia estimo que centenas de pessoas participarão vestidas com nossas camisetas, confeccionamos cerca de 500 camisetas”, destaca a presidenta.
O movimento popular, internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, é comemorado com um laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e tem como objetivo alertar e orientar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, ressaltar a relevância da mamografia e prestar informações sobre a saúde da mama e contribuir para a erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida. Começou nos EUA, onde vários Estados tinham ações isoladas, posteriormente com a provação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês na luta ao combate ao câncer.
O projeto, que consiste na iluminação de monumentos históricos, tomou proporções mundiais, passando pela Torre de Pisa na Itália e o Arco do Triunfo na França e no ano de 2008 também contou com ações no Brasil.
Fonte: O Regional