Apta realiza Ciclo de Palestras do Limão em Catanduva
quarta-feira, 26 de setembro de 2012O Polo Centro-Norte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) de Pindorama realiza na próxima sexta-feira, dia 28, o 1º Ciclo de Palestras do Limão Thaiti na Região de Catanduva.
As inscrições são gratuitas e serão feitas às 8 horas no dia do evento, na sede da APTA. Podem participar do Ciclo, produtores, técnicos e demais interessados. O Polo Centro Norte Pindorama fica na Rodovia Washington Luis, Km 372.
De acordo com a organização, o principal objetivo da realização do Ciclo é que a região de Catanduva é uma das principais produtoras de Lima Ácida Tahiti (Limão) do Brasil. “Sendo assim, se faz necessário capacitar o público sobre o assunto. A cultura do limão é uma das principais para o pequeno e médio agricultor de nossa região”.
A programação está definida da seguinte forma: das 8 às 9 horas serão realizada as inscrições e café da manhã, a partir das 9 horas será a abertura do evento, às 9h30, Fernando Azevedo, da Apta de Cordeirópolis, irá expor a palestra “Manejo de Mato”. O assunto demonstra técnicas para o controle do mato entre as plantas (pés de limão), evitando o uso de grade (arar a terra) e o uso de produtos químicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde dos agricultores.
Em seguida, às 10 horas, Francisco Maschio, da Fundercitrus, irá falar sobre “Mosca Negra e Podridão”, controle de pragas e doenças que causam prejuízos nos pomares devido menor produtividade. Já Disnei Amélio Cazetta (CDA Catanduva) irá explorar “Cancro Cítrico e Greening”, às 10h30, abordando o panorama das duas principais doenças, relatando medidas preventivas para que os pomares não se contaminem com estas duas de notificação obrigatória. Às 11 horas será aberto um espaço para perguntas e discussões, em seguida, ao meio-dia, haverá almoço.
Após o almoço, às 13h30, o Ciclo tem sequência com a palestra “Comercialização no Associativismo”, com José Carlos Tolentino Prado, da Codeagro, alternativa para diminuir os custos (compra coletiva de insumos, máquinas, etc.) e melhorar a negociação do produto limão através de maiores volumes – “Juntos Somos Fortes”. Às 14 horas, Waldyr Sérgio Promícia, da Itacitrus, ministrará a palestra “Cenário Econômico da Lima Ácida Thaiti”, que relatará como funciona o mercado do limão, baixos e altos do preço durante o ano, como proceder com a produção diante dos preços do mercado.
Às 14h30 será aberto um espaço para perguntas e o encerramento será às 15 horas com um café da tarde.
Mais informações através dos números: (17)3572-1592 (Apta Pindorama), (17)3522-5258 (CATI), (17)3522-1996 (CDA), (17)3572-9900 ( Prefeitura de Pindorama).
Fonte: O Regional