Aluguel residencial registra alta em Catanduva
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011Tanto no setor de vendas quanto locação, o segmento imobiliário registrou aumento no valor dos imóveis e consequentemente, nos aluguéis. Em guia de Catanduva os registros não foram diferentes da média estadual.
O empresário Cristie de Oliveira Rosa explica que os proprietários de imóveis transferiram para o aluguel o aumento do valor da venda. Porém, a renda do trabalhador não aumentou. “Este ano registramos um aumento que vem vindo desde 2010 e sinto que já está recuando. A alta no aluguel, a meu ver, foi em decorrência da valorização do imóvel. O proprietário fez cálculo do valor do imóvel e o repassou ao aluguel. Como ficaram inviáveis, muitos estão recuando”, explica Cristie de Oliveira Rosa.
Nesse cenário que reflete, inevitavelmente, na economia, a gerente de locação, Ana Paula Carobeno, destaca que houve um aumento significativo que teve início em 2010. “Começamos o ano de 2011 com alta, que já vinha de 2010, ou seja, em 2011 apenas continuou. Pode-se dizer que o aumento no valor do aluguel se deu em decorrência da valorização dos imóveis”, explica a gerente, que está finalizando um balanço anual do mercado de locação.
NORMALIZAÇÃO
Toni Giglio, empresário, aponta que o ‘boom’ ocorreu cerca de 100% no valor de venda e 40% no valor do aluguel. “Senti que esse aumento pode ser sentido depois de maio. No Brasil inteiro o fator de aumento foi o programa Minha Casa Minha Vida. O programa veio pra ajudar, mas elevou o aluguel e venda. Acredito que para 2012 o mercado se normalize”, espera Giglio.
ESTADO
Na capital o valor do aluguel residencial continua em trajetória de alta e bateu mais um recorde. O aumento médio para os contratos novos de locação chegou a 19,8% nos últimos 12 meses terminados em novembro.
A variação é a maior registrada pelo do Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo, iniciada em 2005. Apenas no mês de novembro, houve alta de 1,7%, puxada pela elevação dos imóveis de um quarto (2,5%). As unidades com dois dormitórios subiram 1,5% no período e as de três, 0,5%.
Um dos motivos da disparada é o aquecimento do mercado imobiliário devido às facilidades de financiamento. A valorização dos imóveis à venda se reflete na locação, já que o investidor quer obter uma remuneração maior pelo dinheiro aplicado.
Fonte: O Regional