Aberturas de empresas em Catanduva crescem 26,57 por cento em 2012
terça-feira, 27 de novembro de 2012De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert) o período calculado é de 1º de janeiro a 5 de novembro, e se contabilizar os dias úteis que somam 211, foram mais de quatro empresas abertas por dia no município.
Os fatores do crescimento, segundo o setor, são os investimentos em infraestrutura realizados pela Prefeitura, alinhados a inovações e à desburocratização dos procedimentos para abertura e licenciamento de novos negócios.
O secretário de Desenvolvimento de Catanduva, Fabio Rinaldi Manzano, explicou que a construção de novas avenidas, implantação de coletores e interceptores de esgoto e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dão ao futuro empresário uma garantia de que seu estabelecimento terá toda a infraestrutura necessária.
Outro fator importante para os resultados foi a implantação do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) pela Prefeitura tornou-se uma ferramenta de incentivo para a abertura e regularização de empresas.
“O SIL é um sistema que garante a desburocratização dos procedimentos necessários para a abertura e o licenciamento de empresas. Desta forma, podemos concluir que a facilidade e agilidade são fatores determinantes para o empreendedor abrir ou regularizar seu negócio”, explicou.
Em 12 anos de estudo, o melhor desempenho em abertura de empresas na cidade desde o ano 2000 foi este ano e o que menos contabilizou crescimento foi em 2003, com 383 aberturas de novas empresas.
Os anos que sofreram queda nos números de novos empreendimentos foram 2006 e 2003, ou seja, no ano de 2005 foram registradas 497 aberturas contra 428 no ano seguinte, diferença de 69 novas empresas, e em 2002 a abertura de 431 contra 383 de 2003, diferença de 48.
“Trata-se de um volume de novos empreendimentos abertos que nunca tivemos no município e, nosso desafio agora, é garantir a sobrevivência desses negócios”, destacou.
Até o final do mês de setembro, a abertura de 878 novas empresas havia sido contabilizada em Catanduva.
Com o objetivo de ajudar a superar os dois primeiros anos de atividade, que segundo a Semdert, são os mais críticos para o fechamento das empresas, o setor oferecerá o suporte necessário aos novos empreendimentos para que possam crescer e se desenvolver, resultando na geração de mais empregos para o município.
Sebrae
A Prefeitura municipal de Catanduva em fase de seleção e treinamento para integrar mais um agente no Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae, está otimizando e divulgando o crédito produtivo do Banco do Povo Paulista e consolidando a desburocratização na abertura e licenciamento de novos negócios.
Assim, para auxiliar as ações, foi enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal de Catanduva um Projeto de Lei Complementar (PLC) para conceder isenções tributárias a empreendedores, como por exemplo, a isenção de IPTU, taxas e de ISS.
Durante avaliação do impacto financeiro dos incentivos e da melhor maneira de operacionalizar as medidas, o PLC 12/12 reestrutura o Prodeica e concede benefícios fiscais a empresas de Catanduva, além de incentivar a implantação de estacionamentos no centro da cidade.
Fonte: O Regional