Catanduva quer despertar mais mulheres para a prevenção do câncer
segunda-feira, 22 de outubro de 2012Com o lema “Mulher, mostre que tem ‘Peito’ e realize anualmente os exames preventivos contra o Câncer de Mama e Colo Uterino”, a Prefeitura Municipal de Catanduva intensificou, este mês, as ações contra o câncer de mama e câncer de colo do útero. A iniciativa integra a programação local do movimento “Outubro Rosa”.
Equipes de saúde estão percorrendo os estabelecimentos que possuem mulheres entre os seus funcionários, a fim de despertá-las sobre a importância da campanha e da realização desses exames para a detecção precoce dessas doenças.
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).
O objetivo é atingir as mulheres em idade ativa, que por motivo de trabalho não procuram o serviço de saúde para realizar o Papanicolau e a Mamografia de Rastreamento.
Os exames devem ser realizados anualmente e, embora estejam disponíveis em todas as unidades de saúde, nem todas as mulheres cumprem o procedimento.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais afeta a mulher brasileira e deve fazer quase 53 mil vítimas neste ano. Quando detectado precocemente, as chances de cura correspondem a 95% dos casos.
O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina, mas, assim como o de mama, quando detectado da fase inicial, tem grandes chances de cura. O Papanicolau é o exame que permite o diagnóstico precoce.
Autoexame
Outra maneira de prevenção do câncer de mama é o autoexame. Para isso, a mulher deve escolher um dia do mês, fora do período menstrual, para observar as mamas em frente ao espelho e apalpá-las, dedilhando-as desde as axilas, estando deitada ou em pé. Caso sinta alguma alteração, deve procurar o serviço de saúde de forma imediata.
Sempre Mulher
O Programa Sempre Mulher, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde desde 2005, com a finalidade de atender as necessidades de mulheres mastectomizadas, atua na recuperação e reabilitação física, psíquica e social, prestando atendimento pré e pós operatório às mulheres com câncer de mama.
Para isso, conta com uma equipe multiprofissional que realiza atendimentos individuais e em grupos, nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional, além de ações e palestras preventivas. O programa tem 180 pacientes cadastrados. Atualmente, atende 25 pacientes com frequência semanal.
Fonte: O Regional