Alunas praticaram terapia do amor em Catanduva
quarta-feira, 3 de outubro de 2012Para comemorar o Dia Nacional da Responsabilidade Social, cerca de 30 alunas do curso de Pedagogia da Fundação Padre Albino, Universidade Unopar, realizaram duas atividades para os idosos moradores da Vila São Vicente, na tarde de sábado, dia 29.
No primeiro momento com objetivo da valorização do ser humano e de sua auto-estima, as alunas realizaram o momento da beleza onde foram feitas maquiagens e penteados nas idosas e corte de cabelo nos idosos, em seguida, os velhinhos foram presenteados com um café da tarde, repleto de guloseimas patrocinado pelas próprias alunas.
Segundo a professora e tutora do curso, Stênia de Souza Garcia, o verdadeiro objetivo do evento foi que as alunas pudessem desenvolver a terapia do amor.
“Essas alunas serão futuras pedagogas e é importante que elas possam desenvolver a auto-estima nos idosos. Essa questão é fato principal por isso que é muito importante a contribuição na valorização dos seres humanos”, explicou.
O evento realizado na Vila São Vicente foi idealização da professora e das próprias alunas que fizeram o café da tarde com recursos próprios.
“As alunas investiram nesse momento, cada uma com uma pequena contribuição, as doações foram poucas, mas é importante frisar que a idéia de estar aqui hoje partiu do grupo”, disse.
Durante o evento, as alunas demonstraram através das atividades, que os ensinamentos adquiridos no contato com os idosos serão utilizados não só na sala de aula, mas por toda a vida.
“É muito bom ser maquiada, faz muito tempo que tenho essa vontade, desde solteira não uso maquiagem, estou me sentindo bem. Quero ficar bonita”, comentou a moradora da Vila São Vicente Maria Aparecida Batista de Oliveira, de 83 anos.
Já a idosa Deomira Senhorinha Pereira, 63 anos, achou o momento um presentão, porque há muito tempo não se sentia tão bonita e valorizada.
A fisioterapeuta ocupacional da Vila São Vicente, Kelly Cristina Sardinha, disse que cerca de 50 mulheres e 20 homens participaram do momento da beleza.
“É muito bom para os moradores da vila estarem recebendo essa oportunidade de melhora na sua auto-estima, assim fica mais fácil lidar com a situação de uma doença ou abandono. É um ponto de partida para a melhora dos idosos”, afirmou.
Após o café da tarde os idosos puderam acompanhar e participar de um momento de descontração ao som de uma dupla sertaneja.
Fonte: O Regional