Vários pontos da cidade de Catanduva sofrem com a deterioração do asfalto
segunda-feira, 30 de julho de 2012
O trânsito de veículos pesados, associado aos efeitos ainda sentidos pelas chuvas, têm causado estragos no asfalto de Catanduva. Ondulações e imperfeições são notadas agora em ruas do centro, como na Avenida José Nélson Machado.
Próximo ao pontilhão que dá acesso à Avenida São Vicente de Paula, várias ondulações são encontradas por quem trafega em sentido à rotatória do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Obras de Catanduva, através do sistema de Tapa-Buracos, refaz o serviço, mas que acaba não surtindo o efeito desejado.
Na Avenida Benedito Zancaner, o problema também perdura por algum tempo. Recém-pavimentada, a via sofre com o trânsito pesado de caminhões que utilizam a rota como acesso à avenida que leva até à Rodovia Comendador Pedro Monteleone.
Na Avenida São Domingos, próximo ao Fórum, os motoristas também sofreram do mesmo problema. O recape no local foi executado pelo menos em três oportunidades, após ter se deteriorado. Apesar do prejuízo causado aos motoristas, a obra ainda estava na garantia e não gerou custos para os cofres públicos.
A população reclama e sente os efeitos da deterioração das obras, principalmente do asfalto.
O mototaxista Odenir Rodrigues Pereira acredita que o recapeamento das ruas de Catanduva foi feito com material de péssima qualidade. “O asfalto não suporta as chuvas e nós convivemos com isso diariamente. Sempre temos problemas com pneus, pois eles entortam devido à má qualidade do asfalto. É desconfortável para o mototaxista e ao passageiro, pois o estado das ruas está muito ruim. Além disso, podemos sofrer acidentes devido a isso”.
Ele ainda ressalta que a administração pública atual tem feito uma grande quantidade de obras. “Mas quantidade, sem qualidade, acaba não significando muito para nós no dia a dia. Acredito que poderiam dar um pouco mais de atenção à qualidade das obras”.
Já a catanduvense Lucia de Matos acredita que é um descaso da Prefeitura de Catanduva em relação às obras que são destruídas em tão pouco tempo. “Também acredito que deveria ter uma maior fiscalização por parte dos vereadores”.
Ela conta que as ruas estão repletas de buracos e também afirma em algumas obras a Prefeitura tem arrancado árvores e não faz o devido replantio. No cruzamento das ruas Macapá com Aracajú, um problema recorrente incomodava os moradores próximos daquele trecho. Um buraco que custava a fechar, agora recebeu camada de concreto que deve solucionar o problema.
A reportagem de O Regional encaminhou questionamentos para a Secretaria de Obras sobre o assunto, abordando se o asfalto encontrava-se ainda em garantia e se há cronograma para a realização de tapa-buracos na cidade. No entanto, até o fechamento desta matéria, não foi tido retorno.
Fonte: O Regional