Catanduva imunizou 91% das crianças
quinta-feira, 28 de junho de 2012Na última sexta-feira a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo encerrou a campanha de vacinação contra a Poliomielite.
A ação foi iniciada no dia 16 de junho e estendida até o dia 22, pois a maioria dos municípios não havia atingido a meta esperada, que era de 95%.
A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva anunciou o resultado da campanha até a última sexta-feira.
De acordo com o boletim informativo, 91,38% das crianças catanduvenses foram imunizadas contra a paralisia infantil. O número remete a 6.072 crianças, de um total de 6.645.
A campanha deste ano sofreu mudanças, pois acontece em etapa única. Antes, na rotina de vacinação, a criança tomava duas gotinhas aos dois meses, aos quatro meses, aos seis meses e 15 meses de idade, além das doses durante as campanhas nacionais de vacinação.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, a partir do mês de agosto, as crianças que estejam começando o esquema vacinal irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda dose aos quatro meses, com a vacina inativada poliomielite, de forma injetável. “A terceira dose e o reforço aos 15 meses continuam com a vacina oral”.
E explica que a introdução da nova vacina vem ocorrendo em países que já eliminaram a doença. “A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo. A vacina contra a pólio é segura e se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia”.
SAIBA MAIS
O último caso da doença no Brasil foi registrado no ano de 1989, na Paraíba. Já em 1994, o país recebeu o certificado de eliminação da doença pela Organização Mundial da Saúde.
“Para evitar a reintrodução do vírus no Brasil é fundamental a manutenção da vacinação”.
Fonte: O Regional