Casos de furtos de veículos dobraram em Catanduva
quinta-feira, 29 de março de 2012A Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo divulgou, nesta semana, o resultado das Estatísticas Mensais da Criminalidade em todos os municípios do Estado durante o mês de fevereiro.
O destaque em Catanduva foi o aumento significativo nos casos de furtos de veículos, que praticamente dobrou durante o último mês.
Em janeiro foram registrados 16 casos e em fevereiro o número saltou para 30. O furto de motocicleta é o item de maior registro em Catanduva, principalmente em locais afastados da cidade, ou mesmo nos estacionamentos para tais veículos.
Além disso, muitos adolescentes foram flagrados, desde o início do ano, com motos furtadas, as quais foram identificadas e devolvidas aos proprietários.
Os casos de furto também podem estar relacionados ao tráfico de entorpecentes, onde dependentes acabam levando objetos para trocar com drogas.
Já os outros itens de criminalidade sofreram redução durante o mês de fevereiro, como prisões por tráfico de entorpecentes, lesão corporal culposa por acidente de trânsito, roubos, furtos, entre outros.
A região de São José do Rio Preto, a qual também inclui Catanduva, registrou três homicídios dolosos a menos nos dois primeiros meses do ano, em comparação ao primeiro bimestre de 2011.
Segundo informações do CPI-5 houve 21 mortes intencionais. “Outro comparativo a se considerar é dos últimos 12 meses, período em que a região apresentou redução de 12,43%”.
De março de 2010 a fevereiro de 2011 foram registrados 177 casos, contra 155 entre março de 2011 e fevereiro de 2012, uma queda de 22 homicídios.
“A SSP atribui a redução dos homicídios à intensificação do patrulhamento ostensivo, com retirada das armas ilegais das ruas, e à investigação de crimes, identificação e prisão dos autores”.
PATRIMÔNIO
Em relação aos furtos em geral, a região apresentou queda de 2,03%. Foram registrados 102 casos a menos nos dois primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2011.
E ainda ressalta que a comparação dos últimos 12 meses, os roubos caíram 3,45%. “Desde o terceiro semestre de 2009, a região de Rio Preto não registra nenhum caso de seqüestro”.
Fonte: O Regional