Semana da Consciência Negra tem atrações em Catanduva
quinta-feira, 24 de novembro de 2011A Prefeitura da cidade de Catanduva celebra, este mês, a Semana da Consciência Negra, em alusão ao 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e data da morte de Zumbi dos Palmares, personagem histórico que simboliza a luta do negro contra a escravidão. A programação é liderada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Nesta quinta-feira, 24, o grupo Gaal da Igreja Quadrangular do Jardim das Palmeiras fará um espetáculo de dança sobre a cultura africana, no Teatro Municipal Aniz Pachá. A apresentação, com coreografia de André Pereira, professor de balé nas Oficinas Culturais da Estação Cultura, começa às 20 horas. A entrada é de graça.
O espetáculo aborda a raça negra e a luta pela liberdade. “Um povo que se libertou, conquistou no tronco a alforria da escravidão. Um povo que batalha. És a raça que irradia perfume de alegria de vida, apesar de tanta dor. De mãos calejadas e rosto sofrido, luta por dignidade e respeito, clamando por um dia melhor”, aponta o grupo.
CULTURA NA RUA
O Residencial Giuseppe Spina recebe, no próximo sábado, 26, das 20 às 22 horas, a edição de estreia do “Cultura na Rua”, com apresentações de capoeira Muzenza, hip-hop e samba da Estação Cultura, e show com o grupo de pagode Essência. As exibições focam expressões artísticas que contemplam a cultura afrodescendente.
Com o novo projeto, o objetivo da Prefeitura é levar a cultura para os bairros, dando oportunidade àquele público que tem menos acesso à arte e apresentações culturais da cidade. A escolha do local foi feita pela Secretaria de Cultura, que quer atender a região mais populosa da cidade e beneficiar o bairro mais novo de Catanduva.
Fonte: Prefeitura de Catanduva