46% das escolas em Catanduva obtêm pontuação acima da média
terça-feira, 13 de setembro de 2011Cerca de 46% das instituições de ensino da cidade de Catanduva que participaram em 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tiveram nota superior à média do Brasil. As notas foram divulgadas ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova.
Entre as escolas que apresentaram média superior à nacional, apenas uma é de ensino público: a Escola Técnica Estadual (ETE) Elias Nechar. Nas demais, o resultado satisfatório foi proveniente de escolas particulares.
No total, alunos de 15 escolas do município participaram da prova. Cinco delas (34%) ficaram abaixo da média, enquanto três (20%) mantiveram-se na mesma média das escolas do país.
Apesar de manter-se na primeira posição entre as escolas públicas, o desempenho da Escola Elias Nechar foi pior em comparação ao Enem 2009, ao sair da pontuação de 606,51 para os atuais 587,70. Ao contrário do Elias Nechar, a Escola Estadual Paulo de Lima Corrêa melhorou suas notas, ao passar dos 513,73 obtidos na edição de 2009 para 544,75 no Enem do ano passado.
Entre as particulares, a mesma tendência foi apresentada no Colégio Ressurreição, que teve desempenho de 645,67 para 640,08 em 2010. O Colégio Interativo também teve melhora na nota, ao sair dos 590,50 para 639,15. Já o São Mateus, teve queda no seu rendimento ao sair da nota de 631,95 para 636,15.
Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio Ressurreição, Vanderlei Perpétuo Vaz, o bom desempenho no Enem só foi possível em virtude de um bom trabalho em longo prazo realizado pela instituição. “Não houve preparação específica dos nossos alunos para o Enem, mas sim o desenvolvimento de uma filosofia educacional que é praticada ao longo dos anos”, disse.
Esse foi o segundo ano consecutivo que a instituição terminou como a primeira colocada no desempenho do Enem. “Praticamos aulas e provas operatórias que potencializam os conteúdos para o desenvolvimento e habilidade dos alunos”, disse Vaz. Atualmente, o Colégio Ressurreição possuiu 1.240 alunos matriculados, sendo 270 no Ensino Médio. Apenas as terceiras séries do Ensino Médio participaram do Enem.
Apesar da primeira colocação entre as escolas particulares, o coordenador disse que se tratava de um resultado já esperado. “Era um resultado esperado, pois desenvolvemos um trabalho onde o resultado acabou sendo extremamente satisfatório. Temos convicção de que resultados melhores que esses ainda virão”, finalizou.
Fonte: O Regional